2/06/2012

Primeiro jornal



Olá amigos!

Chamo-me Karolina e sou estudante da República Checa. Estudo medicina. Agora estou na Covilhã e estudo português na Universidade da Beira Interior. A Covilhã é uma cidade muito bonita, velha e histórica. Moro na Residência PAC (Pedro Alvares Cabral). A residência é nova, mas muito fria. A minha companheira de quarto é muito simpática. Chama-se Ivona e ela é também da República Checa. Ela estuda português comigo no curso da língua portuguesa na UBI. Estuda restauração na República Checa e depois do curso de português estuda em Lisboa.
Tenho 15 amigos do curso de português. Os meus amigos do curso são de países diferentes. São da Roménia, da Polónia, da Estónia, da Alemanha, da Itália, da Eslovénia, da Dinamarca e da República Checa. Eles são simpáticos, inteligentes e interessantes. Estudam medicina, psicologia, arquitetura, engenharia têxtil e design moda, desporto, educação para infância, restauração, ciência política e relações internacionais e Gestão. A professora de português chama-se Rita. É também muito simpática.
Eu gosto do curso português, dos meus amigos e da Covilhã.



TODOS OS DIAS...


Normalmente acordo às 8 horas. Tomo pequeno almoço na residência. Como ao pequeno almoço um iogurte com cereais ou um pão com fiambre e queijo. Depois do pequeno  almoço estudo português na universidade. Almoço às 13 horas na cantina da universidade. Depois de almoçar bebo um café no bar da universidade. Depois estudo português até às 17 horas. Antes de jantar nado na piscina municipal. Janto na cantina da residência. Depois de jantar escrevo o trabalho para casa na residência. Depois estou com os meus amigos. Geralmente bebemos um vinho tinto ou vemos um filme.

Karolina



Olá amigos,

Eu escrevo o meu primeiro artigo na Covilhã.  Eu estou há sete dias na Covilhã e estudo língua portuguesa. A Covilhã é uma cidade de Portugal, a 3h30min de Lisboa.
A Covilhã é muito bonita, tem o centro histórico e muitas fábricas.
O curso de Português é na Universidade da Beira Interior e a nossa professora chama-se Ana Rita Carrilho. O curso é muito interessante e eu gosto da língua portuguesa.
Nós moramos da residência Pedro Álvares Cabral. A residência é nova, confortável, mas um pouco fria. Eu moro com um rapaz do Brasil. Ele chama-se Lucas e ele é muito simpático.
Todos os dia acordo às 8h, tomo pequeno almoço na residência e às 9h30min temos aula na Universidade. Às 13h almoçamos na cantina da Universidade e geralmente almoçamos sopa, um peixe ou carne com arroz, uma salada, um pão e uma fruta.
Depois temos uma aula na Universidade ou visitamos umas cidades interessates. Depois jantamos na cantina ou na residência e depois nós estudamos muito e depois estamos num bar ou numa festa num quarto da residência.
Eu muito gosto da Covilhã e da Universidade.  :-)

Petr Buchmann
______________________________________________________

Eu estou em Portugal na Covilhã. Moro na residência PAC. A PAC é longe da universidade UBI.
A PAC é longe do supermercado. A PAC é uma fábrica alta e branca. O quarto é branco também.
Há uma montanha muito grande, chama-se Serra da Estrela.
Eu estudo na universidade. Estudo português na UBI. Português é mesmo muito difícil.

Eu tenho duas meninas em casa. Chamam-se Gwladys e Cláudia. Elas são portuguesas. A Cláudia tem dois irmãos. A Cláudia estuda política e a Gwladys estuda medicina.
A Gwlady gosta de preto. Ela é amável e simpática.

Os meus colegas são bons. Eles são da República Checa, da Itália, da Roménia, da Eslovénia, da Estónia, da Polónia e da Hungria. Eu converso com colegas mais ou menos.
Às sextas nos dançamos na discoteca. Ao sábado nós jantamos às 20 :30h no restaurante. Nós pagamos oito euros e meio. Eu como  bacalhau, batata, pão, salada, sangria e sobremesa.
O jantar é saboroso e quente. Boa noite! Estou feliz na Covilhã.

"todos os dias"
Normalmente estou feliz. Geralmente eu moro em Hanover. Eu acordo às 9h. Estou com sono e sede. Normalmente eu bebo café com pouco de leite em casa. Depois eu tomo pequeno almoço às 11h na universidade. Eu almoço às 14h na cafetaria da universidade. Eu volto para casa. Eu tomo duche.
Normalmente nós cozinhamos. Depois nós jantamos às 21h em casa. Normalmente eu bebo muito chá. Sábado eu visito amigas e danço na discoteca. Domingo eu tenho sono.

Henrike Huppertsberg


___________________________________________________________

Olá, chamo-me Kuba e estou há uma semana na Covihã com os meus amigos para estudar língua portuguesa. Agora falo português um pouco, mas tenho de falar mesmo mais, porque sou estudante de medicina e os pacientes não falam muito inglês. Moro na residência PAC. É grande, branca e um pouco longe da UBI, mas perto da cantina. Eu gosto da cozinha portuguesa e bolos e pastéis com café. O café em Portugal é muito forte. Eu moro com um português, o Tiago e um polaco, o Micolaj. O Tiago é novo, o Micolaj é muito simpático e feliz. O quarto é giro e quente.

Na República Checa acordo todos os dias às 7 horas, tomo duche e um copo de chá preto e apanho o metro para a faculdade. Na Covilhã não tenho de acordar cedo, tomo pequeno almoço com amigos e venho para a UBI e estudo português. Normalmente depois de português cozinhamos e jantamos, tomo vinho tinto e conversamos com amigos. Na República Checa não tenho muito tempo tirar fotografias, sou feliz porque tiro muitas fotografias na Covilhã e na Serra de Estrela. À noite telefono para a minha mãe e pai.

Kuba

___________________________________________________________


Olá,
Chamo - me Marinella, eu sou estudante de Ciência Política e Relações Internacionais, sou italiana mais agora moro na Covilhã, onde tenho de praticar no curso de Português para Estrangeiros. Eu gosto da língua portuguesa, ela é romântica, feliz e nasal e a minha professora é muito simpática.
A Covilhã é uma cidade pequena, mas muito bonita. Ela é na Serra de Estrela e tem uma paisagem mesmo muito linda.
Eu estou na residência de Santo António. A residência não é gira, ela é aborrecida, mesmo fria e longe da universidade.
Estes dias eu converso com os meus colegas. Eles são muito divertidos e eu gosto de falar com eles.
Eu tenho uma companheira de quarto, ela é portuguesa, chama - se Marta. A Marta é gira e está sempre calma. 
Todos os dias eu acordo cedo, às 7 horas e tomo ao pequeno almoço os cereais e o leite. Depois, tomo duche e vou para a universidade.
A sala da aula é um pouco fria mas a aula é divertida e muito interessante.
Normalmente eu almoço na cantina da universidade e depois volto para a aula com os meus colegas.
Quando volto da aula eu vou ao supermercado. Eu volto para a residência e depois do jantar faço os meus trabalhos para casa.
À noite eu telefono para os meus amigos italianos e os meus pais. No fim de semana eu  danço com os colegas do curso e tiro as fotografias. Eu estou mesmo muito contente e gosto do meu Erasmus. 

Beijinhos.
Marinella
___________________________________________________________

Olá, chamo-me Petra. Sou uma estudante checa e estou na Covilhã a estudar português. Moro na residência PAC. A casa é grande. O meu quarto é quente mas os quartos no piso zero estão frios. Com os meus amigos andamos na Univesidade da Beira Interior, mas depois vamos para Lisboa e para Coimbra estudar medicina.

A minha vizinha do quarto é portuguesa. Falamos inglês e um pouco português, mas é difícil para as duas.

Temos muitas nacionalidades na aula de língua portuguesa. Por exemplo as pessoas da Polónia, da Estónia, da Roménia, da Itália. São simpáticos. Temos a boa professora. Estou muito contente com o curso.



Todos os dias

O meu dia inicia às oito horas. Acordo e tomo pequeno almoço. Normalmente como muito mel mas agora como pão com manteiga ou queijo. Depois chego à escola. Estudamos português todo o dia ou visitamos a Covilhã ou as cidades perto da Covilhã. Geralmente à noite telefono para os meus pais ou converso com amigos.

Ao fim de semana estou com os meus amigos. Normalmente todos os sábados jogo voleibol e à noite nos dançamos.  Ao domingo descanso ou visito uma serra ou uma cidade. É a minha semana.


A vida na Covilhã

A Covilhã é uma cidade pequena perto da Serra de Estrela e é também uma estrela de Portugal. Ela é a 300 km de Lisboa e tem muitas ruelas mesmo bonitas e eu encontro agora tudo o que é necessário – o supermercado, o cinema, muitas pastelarias e bares, a piscina e o mercado com a comida fresca também. A Covilhã realmente é uma cidade 5 estrelas!

Geralmente Portugal chama-se o país da comida, mas eu não cozinho refeições

boas - moro na residência de Santo António e as cozinhas agora são mais feias. Eu não gosto de cozinhar agora. Na residência eu tomo o pequeno almoço e depois do pequeno almoço eu, todos os dias, estudo português na Universidade da Beira Interior com a minha professora Rita. Ela é muito rigorosa, mas depois de uma semana falamos com amigos um pouco português! E as aulas são divertidas e agradáveis.

Estudamos às 12 horas e então almoçamos na cantina ou no bar da universidade. Mas normalmente acordo tarde e não tenho tempo para o pequeno almoço de manhã e nas primeiras aulas tenho mesmo muita fome. No intervalo como a tosta mista ou o pastel de nata. Depois do almoço voltamos para a universidade ou para a residência. Agora eu falo com a Fátima. Ela é uma rapariga portuguesa e moro comigo no quarto. Ela é muito bonita e simpática. E ela é muito bem disposta e ensina-me as palavras portuguesas. Perto do nosso quarto mora a Kira – a rapariga da Estónia. Ela é a minha boa amiga da aula.
À tarde à noite vamos para o café para beber e depois vamos para a discoteca ou para o bar.
Eu gosto de dançar, mas os portugueses vão para a discoteca mesmo muito tarde e geralmente eu volto para a residência mais cedo do que eles.


Betty
___________________________________________________________

Os tigres da Covilhã



A Covilhã é uma cidade muito fria, pequena, mas muito bonita.
Nós somos todos estudantes Erasmus, todas as nacionalidades são diferentes: alemã, italiana, checa, romena, eslovena, mas agora nós moramos na Covilhã, na residência de Santo António e na residência PAC. Nós tomamos pequeno almoço no bar da universidade. Eu gosto muito do bar da universidade porque tem tudo, porque é barato e porque para mim é mesmo muito confortável! O bar tem cadeiras vermelhas, mesas grandes e amarelas e tem internet! As empregadas são mesmo muito gentis, simpáticas e estão contentes todos os dias. No bar tu podes comprar bolos, galões, cafés,.. Os bolos são mesmo muito doces e bonitos; o galão é grande e doce; o café é pequeno mas mesmo muito forte. Eu não gosto do café, porque eu não bebo café. Eu gosto só dos chocolates e dos bolos.
O supermercado é muito longe da residência mas ele é mesmo muito grande, barato e tem tudo! Eu gosto muito de estar na residência, porque todas as empregadas são gentis e estão contentes e porque todos os estudantes da residência são mesmo muito gentis comigo, estão sempre contentes e eu estou como na minha casa! Eu não conheço muito bem todos os estudantes do curso de português, mas eles são muito simpáticos, muito gentis, estão contentes!
Todos os dias eu acordo às 7 horas, tomo banho às 7 e meia e depois tomo pequeno almoço às 8 horas na cozinha da residência. Depois eu estudo português com a professor Rita e com os “tigres” da Covilhã na sala de aula de Universidade da Beira Interior. Às 13h eu almoço na cantina da residência e à tarde eu falo com os meus amigos da residência até à noite e janto na cozinha da residência com eles às 8 horas
Eu gosto muito de estar na Covilhã, porque ela tem muita natureza e muito sol e eu posso tirar muitas fotografias! Depois porque todas as pessoas estão sempre contentes e gentis e eu gosto muito de estar e morar numa cidade pequena e estudar na Universidade da Beira Interior!

Fernanda
___________________________________________________________

Chamo-me Kira.  Eu sou estudante de engenharia têxtil.
Sou da Estonia, mas agora moro na Covilhã. A Covilhã é muito pequena e calma, mas simpática. 
A Covilhã é em Portugal. Eu moro na residência universitária. A residência  é velha e pacata. Moro no segundo piso. Eu não tenho companheira de quarto. Ela está de férias. O nosso grupo é novo mas muito bom. Eu não tenho amigos portugueses. Mas também vai mudar em breve.
Acordo todos os dias às 9h. Eu tomo pequeno almoço às 9:10. Eu normalmente ao pequeno almoço tomo um café com leite e uma torrada com queijo.

Kira
___________________________________________________________


A residência.
Eu tenho uma longa viagem para Portugal. Quando chego, estou na residência errada, mas mudo na segunda para a residência PAC.
Todos os estudantes ERASMUS estão na residência PAC e nós podemos encontrar-nos, praticamos português e divertimo-nos a qualquer hora. Os outros estudantes não estão autorizados a entrar na PAC.
Depois de uma semana tenho muitos amigos novos.
Na  PAC tenho dois bons colegas de quarto: um polaco e um português. O Diogo, o colega português é muito cordial e ele ajuda-me com português.
Eu gosto mesmo da Covilhã e as pessoas de Portugal são divertidas e acolhedoras. As raparigas estão felizes e giras; a cultura e o modo de vida são exactamente como eu gosto.

O meu dia
Eu acordo às cinco horas e lavo-me. Não como o pequeno almoço, mas eu bebo um café ou dois cafés…. Ou três cafés.
Eu trabalho e converso com os meus colegas da Roménia.
Eu ando no curso de português. Eu tenho um intervalo para o almoço e continuo o curso.
Depois, eu ando para o shopping  e ando para a PAC e cozinho o jantar,  como e bebo vinho com os meus amigos. Depois eu faço o trabalho para casa e depois durmo.
No fim de semana tenho tempo para as coisas menos sérias. (festa, festa e mais festas)

Mihai Maurizio Gyorgyi
___________________________________________________________

Olá, bom dia!

Chamo-me Petra Jeras e sou estudante de Erasmus. Estudo medicina e tenho vinte e quatro anos. Sou eslovena e sou solteira, mas sou comprometida. Tenho um irmão e chama-se Matevz e uma irmã Nina. Agora moro na Covilhã, na residência de Santo António. Estou aqui com a minha amiga Maja, que é uma rapariga muito simpática, sempre alegre, amável, gulosa e muito divertida.

A residência é diferente da minha residência na Eslovénia. Esta residência é um pouco velha, muito fria, mas está confortável e tem tudo o que necessito: uma cama, uma mesa, uma cozinha, uma casa de banho e internet. É muito perto da Universidade da Beira Interior onde estudo português e tem uma vista mesmo muito bonita. No meu quarto tenho uma rapariga portuguesa que é muito simpática, pequena e calma. Ela estuda Ciência Química e tem 21 anos.
A Covilhã é uma cidade interessante, muito simpática, mas pequena e é na Serra da Estrela. Agora aqui está um pouco frio.
Na aula de português somos estudantes de países da Europa: duas eslovenas, uma estoniana, seis checos, três romenos, um húngaro, uma alemã, duas italianas e duas polacas. Todos na aula são amáveis, interessantes, simpáticos, mas somos muito diferentes. A minha professora de português é a Rita e é portuguesa e sempre está alegre. Ela fala que português é a língua muito romântica, feliz e nasal. 

O meu dia na Covilhã: acordo das 6 horas até às 6.30 horas e tomo pequeno almoço com a minha amiga Maja. Normalmente como um pão com marmelada, um iogurte e bebo um chá de fruta. Depois do pequeno almoço tenho português na sala de aula. Terminamos às 13 horas e volto para a residência para almoçar. Depois do almoço volto para a residência para a universidade e tenho a aula de português até às 17.30 horas. Depois da aula compro no supermercado, tiro fotografias da Covilhã e mais tarde janto. Todos os dias tomo duche às 20.30 horas. À noite escrevo trabalho para casa e converso com os meu pais e o meu irmão e a minha irmã.

Petra Jeras
___________________________________________________________

Estar aqui,

Aqui, ou na minha nova casa para os próximos cinco meses, é Covilhã em Portugal. Portugal é um país muito diferente da Roménia, interessante e mais quente. Mas agora, a Covilhã está um pouco fria. À noite, ela parece muito romântica e é sempre bonita. É uma cidade na serra, Serra da Estrela e das cinco estrelas. Eu moro aqui na residência Santo António. A residência é fria também e os quartos são pequenos. Mas a minha colega de quarto não está aqui e eu tenho todo o quarto para mim. Eu sou como o rato da frase romena: quando o gato não está em casa, os ratos dançam na mesa. Todas as minhas coisas estão em toda a parte, mas eu estou contente, o quarto parece-se com o meu quarto da Roménia. Na residência Santo António estamos nove raparigas de Erasmus e nove colegas Erasmus estão na residência Pedro Álvares Cabral. Em Santo António eu conheço algumas raparigas portuguesas também e falo com elas na cozinha todas as noites. Elas são giras e amáveis. Os meus colegas Erasmus são também giros, mas mais felizes e contentes por estar aqui. Cada pessoa é diferente e interessante. Eu estou no melhor lugar! Mas tenho um problema, todos os dias acordo às oito horas quando na Roménia acordo às dez horas. Eu tomo o pequeno almoço, normalmente leite com cereais ou dois ovos com fiambre e pão. Volto para a universidade às nove horas e quinze minutos. Depois das aulas volto para a residência e descanso duas horas. Depois falo com os meus pais e amigos da Roménia e descanso mais uma hora. Mais tarde, eu como e falo com amigos novos na cozinha e depois faço o trabalho para casa. Agora, o trabalho para casa é fácil, mas estudar português é um pouco difícil e eu tenho de descansar à noite, algo que os portugueses não fazem. Aqui, todas as pessoas são felizes, românticas, divertidas e dançam todos aos fins de semana! Eu gosto disto!

Simina Bront
___________________________________________________________

                Olá! Chamo-me Magda. Sou polaca e falo polaco, inglês e um poco alemão. Eu estudo gestão. Moro na Polónia em Poznan, mas eu sou estudante Erasmus e moro em Portugal na Covilhã.
A Covilhã é muito bonita e não é uma cidade grande. A Covilhã é na Serra de Estrela. As vistas são bonitas na Covilhã. Uns restaurantes na Covilhã têm partos saborosos. Normalmente, umas pessoas comem uns peixes. Umas pastelarias têm uns bolos mesmo muito doces e saborosos. O café é muito forte, pequeno e barato. Uns vinhos são sabarosos e baratos.
                Eu moro na residência de Santo António. A residência é grande e fria. Muitos estudantes moram na residência de Santo António. É calma e amigável.
                A minha amiga chama-se Wiola. Ela é bonita e mesmo muito simpática. A Wiola gosta dum café forte e pastel de nata. A Wiola é amável e divertida. Os colegas do grupo são mesmo muito divertidos e simpáticos. Eles são de países deferentes. Eles gostam de doces e não gostam do tempo frio. Nós gostamos de dançar numa discoteca e almoçar na cantina. Eu não tenho uma vizinha. Ela está de férias. Todos são mesmo muito simpáticos e amáveis.
                No sábado e no domingo eu acordo tarde. Todos os dias, eu tomo pequeno almoço às 9h. Como uns cereais com um leite. Normalmente, como um pão com  fiambre e queijo. E depois bebo um chá preto com açúcar. Depois do pequeno almoço eu tenho as aulas de português até às 13:30h. Geralmente, nós almoçamos na cantina. Depois, nós temos umas visitas às cidades diferentes ou aulas de português até às 18:30h. Todos os dias, Eu janto pão com fiambre e queijo. Eu janto umas cenouras frescas. Bebo sumo de laranja. Eu converso muito com a Wiola e descanso na residência. Todos os dias, telefono para os meus pais e para a minha irmã.

Magdalena Jambor
___________________________________________________________

Živijo! To je moj prvi članke v portugalščini . . . .ai ai ai. Que tonta. Tenho que escrever um artigo em português e não em esloveno. Olá! Chamo-me Marija e sou eslovena. Eu estudo medicina na Universidade em Maribor, Eslovénia. Sou uma estudante Erasmus e no primeiro mês estudo a língua portuguesa na Covilhã. Depois volto para o Porto para trabalhar no hospital.
Eu moro na residência com a minha amiga Petra. A residência é muito velha e muito fria, mas os  estudantes são mesmo muto amáveis. Aqui há muitas pessoas simpáticas de muitos países. Eu tenho um quarto com uma rapariga que eu não conheço. Ela tem férias de estudantes.
Estou na Covilhã há oito dias. Normalmente acordo às sete horas e tomo o pequeno almoço na residência com a Petra. Depois volto para a universidade para estudar língua portuguesa. Às 13 h eu volto para a residência e cozinho um almoço com a minha amiga. Todas as tardes volto para a UBI ou eu visito com outros estudantes cidades perto da Covilhã. Depois volto para a residência, cozinho um jantar e converso com a minha irmã Marina no skype. Todas as noites eu estudo medicina para quando voltar para a Eslovénia eu acabo o meu curso.
Já tenho que ir para o cinema com o meu colégio ;)~

Marija Ivanovic
___________________________________________________________

A nossa Covilhã,

Depois de uma longa viagem de autocarro, chegamos à Covilhã. Aqui esperávamos o Fred que foi muito simpático e levou-nos para a residência. No caminho foi possível admirar o bom tempo, os edifícios bonitos construídos no estilo tradicional, usando os azulejos.
Quando chegámos à residência, as pessoas aqui foram muito hospitaleiras e ajudaram-nos com os pratos. Nós ficámos surpreendidos com os quartos pequenos. Em cada quarto encontramos uma cama, um guarda-fatos, uma mesa e uma cadeira.
Na segunda, nós encontramos as colegas que também estavam tão entusiasmados como nós na receção organizada pelo Gabinete de Programas Relações Internacionais. A sala de aula é grande, mas tem bancos muito pequenos.
No primeiro dia estivemos a dar um passeio com dois amigos e bebemos dois cafés pequenos e escuros, depois estivemos a fazer compras.
No pequeno almoço comemos frutas frescas e café. De seguida, fomos para a aula. Ao almoço, a refeição tinha carne, a sopa e peixe com arroz ou batatas. Depois, voltamos às aulas para continuar as atividades. Jantamos à noite e depois fomos fazer o nosso trabalho para casa. A noite saímos para praticar português.

Tudor e Alex

___________________________________________________________

A minha opinião da estadia na Covilhã
O meu nome é Wioleta Dębczyńska. Eu tenho 24 anos. Eu estudo gestão. Eu sou da Polónia. Eu sou estudante Erasmus. Actualmente, eu moro na residência de Santo António na Covilhã.
A Covilhã é muito gira. As paisagens são muito bonitas. As ruas são estreitas mas interessantes. Aqui é a Serra da Estrela. Eu gosto da serra, porque eu amo esqui. Na Covilhã estão muitos cafés e pastelarias. Aqui está o museu interessante. Nos cafés, normalmente eu bebo uma bica ou um galão. Na pastelaria, geralmente eu como um pastel de nata.
A residência de Santo António é grande e branca. Aqui há salas grandes mas frias. A minha vizinha é simpática e amável, mas ela não fala inglês.
De Segunda a Sexta eu tenho as aulas na Universidade da Beira Interior. Os estudantes Erasmus têm o Curso Intensivo de Língua Erasmus. Os meus amigos são mesmo muito simpáticos e inteligentes. Eu muito gosto dos meus amigos.
Depois de estudar eu e a minha amiga Magda vamos para a loja e compramos a comida. Depois, na residência eu cozinho um jantar. Durante a semana eu e as raparigas e rapazes Erasmus vamos para bares. Depois dos bares nós dançamos na discoteca.
Geralmente, eu acordo tarde. Antes das aulas eu tomo pequeno almoço. Normalmente, eu como os cereais com leite e bebo a café. Todos os dias eu bebo quatro cafés. Eu amo este país. Em Portugal, o café é perfeito e saboroso. Eu almoço à 1h na cantina. Eu volto para a residência Santo António às 18h. Durante a semana, eu cozinho comida na residência. Eu gosto do frango, ou do peixe com os legumes e a batata frita. Eu janto às 8h na residência. Geralmente eu janto a torrada com o fiambre ou o iogurte. Todos os dias, eu como muitas frutas.
Normalmente, depois de voltar eu telefono para a família.
Está muito frio na Covilhã. Estou à espera do tempo bonito.

Wioleta Dębczyńska
___________________________________________________________

Eu chamo-me Ivona. Sou estudante da República Checa. Agora moro a residência PAC na Covilhã em Portugal. A minha companheira de quarto chama-se Karolína. Ela é checa e estuda medicina. Aqui estudamos a língua portuguesa na UBI. Na escola somos dezoito estudantes. Somos pessoas de diferentes nacionalidades por exemplo uma estoniana, alemã, polacos, checos e italianas. Eles são amáveis, simpáticos e calmos. Temos a professora enérgica e gira. Chama-se Rita. A universidade é grande e bonita mas muito fria - também o quarto na residência. A cidade é pequena e histórica. Gosto da Covilhã. Depois também gosto mesmo muito da comida portuguesa por exemplo pastel de nata e bacalhau.

Todos os dias na Covilhã
Normalmente acordo às oito. Tomo duche e depois tomo pequeno almoço. Como ao pequeno almoço uma tosta mista ou um bolo ou iogurte com cereais e chá preto. Todos os estudantes vão para a universidade estudar a língua portuguesa. Almoço na cantina. Antes da aula bebo um café ou galão escuro. À tarde estudamos português com a professora Rita. Depois de estudar vou um pouco para a cidade. Janto com amigos, falamos e brincamos.

Ivona
___________________________________________________________


Olá, chamo-me Petra. Sou a estudante checa e estou na Covilhã para estudar português. Moro na residência PAC. É uma casa grande. O meu quarto é quente mas os quartos no piso zero estão frios. Com os meus amigos vamos para a Universidade da Beira Interior mas depois  vamos para Lisboa e Coimbra estudar medicina.
A minha vizinha do quarto é portuguesa. Falamos inglês e um pouco português mas é difícil para as duas.
Temos muitas nacionalidades na aula de língua portuguesa. Por exemplo as pessoas da Polónia, da Estónia, da Roménia, da Itália. São simpáticos. Temos a boa professora. Estou muito contente com o curso.

Todos os dias
O meu dia inicia às oito horas. Acordo e tomo pequeno almoço. Normalmente como muito mel mas agora como pão com manteiga ou queijo. Depois chego à escola. Estudamos português todo o dia ou visitamos a Covilhã ou as cidades perto da Covilhã. Geralmente à noite telefono para os meus pais ou converso com amigos.
Ao fim de semana estou com os meus amigos. Normalmente todos os sábados jogo voleibol e à noite nós dançamos.  Ao domingo descanso ou visito uma serra ou uma cidade. É a minha semana.

Petra G.


No comments:

Post a Comment