2/16/2012

Segunda Jornal

De Lecce Para a Covilhã.

Sou Italiana, mas agora moro em Portugal, na Covilhã, onde estudu como estudante Erasmus.
Há muitas diferenças entre a vida na Itália e a vida em Portugal.
Na Itália todos os dias eu costumo estudar na minha Universidade Ciência Política e Relações Internacionais em língua italiana, mas em Portugal eu estudo em língua portuguesa.
Na Itália eu vivo com os meus pais, mas em Portugal eu estou na Residência da Universidade: na minha casa eu não tenho de cozinhar, aqui eu cozinho e os meus pratos são mesmo muito saborosos.
A vida na Itália é custosa, na Covilhã ela é barata.
Na minha cidade, Lecce, não há montanhas e está menos frio.
Depois, quando moro em Lecce eu ando de carro, mais na Covilhã eu tenho de andar a pé.

Eu tenho de permanecer na Covilhã 5 meses. Aqui eu tenho de aprender a língua portuguesa muito bem.
Em Portugal eu tenho de aprender também uma cultura e uma visão do mundo diferentes da minha. Eu tenho de conhecer pessoas, lugares, emoções.
Na Covilhã eu tenho de encontrar tranquilidade mas também diversão.
Eu espero encontrar uma "Marinella" nova e feliz.

Marinella
____________________________________________________________________________

As diferenças entre morar em Portugal e morar no meu país 
Eu sou um estudante da República Checa, moro em Praga. O meu país é no centro da Europa e porque há lá muitas culturas, nós temos um pouco de todos os países. O tempo na República Checa é nunca muito quente, mas nunca muito frio também. Nós não descansamos à tarde. Bebemos muuuuita cerveja, que é grande e muito boa! A cozinha Checa e mais gorda (gordurosa). Em Portugal a cozinha é boa e leve com muito peixes e bolos. Os bolos são muito doces. Parece-me que tudo em Portugal é pequeno, bom e forte, incluindo o café. A vida em Portugal é agradável e ninguém faz nada rápido. Isto é agradável, mas costumo fazer mais e aqui não muito posso. Na República Checa é mais fácil viajar à boleia.
O que é que eu tenho mesmo de fazer em Portugal
Erasmus em Portugal são umas grandes férias para mim, então queira muito descansar, viajar, aprender português e encontrar novos amigos. Também tenho de trabalhar no hospital, mas gosto de medicina e estou ansioso por pacientes e médicos portugueses. Eu tenho mesmo de aprender a surfar e provar frutos do mar.

Kuba
____________________________________________________________________________

Morar em Portugal versus morar na República Checa
jídlo, denní režim, lidi a úsměvy, pomeranče, topení


A República Checa é um pais no meio da Europa. Não temos o mar, não temos o calor e não temos umas laranjas. Mas há mesmo muitas diferenças entre os nossos países!
Em Portugal todos parecem-me calmos, mas na República Checa, nós costumamos fazer tudo rapidamente e com stresse. Particularmente comer! No meu país, nós comamos rapidamente e não nos divertimos com comer. Por exemplo a minha família almoça toda junta só aos sábados.
 A outra diferença é o tempo do dia. No meu país costumamos ir ao bar às 20 horas e voltamos para casa às 2 ou 3 horas. Em Portugal eu sou sempre a primeira pessoa, que costuma voltar para residência, quando saio às 3 horas!
Há uma coisa, da qual eu não gosto em Portugal. É o frio! Quando está frio na República Checa, está calor em casa e na escola e nos cafés e na biblioteca,... Mas em Portugal está frio em toda a parte! Neste momento estou a usar duas camisolas no meu quarto e tenho frio!
E há também uma coisa, que eu amo em Portugal. Os portugueses! Eles estão sempre sorridentes. É muito simpático! Particularmente quando vocês são estrangeiros e estão no país novo.
Por isso a coisa, que eu tenho mesmo de fazer, é conhecer os portugueses. Queria voltar para Portugal outra vez e queria ter amigos aqui. Por isso tenho de aprender a falar português.
Mas tenho de tentar fazer surf no Porto e com certeza provar o vinho do Porto.

Betty
__________________________________________________________________________________

As diferenças entre morar em Portugal e morar no meu país.

Eu gosto muito de morar em Portugal porque para mim é a terra do sol: aqui há muito sol, muita natureza e muitas cores. As pessoas são amáveis, amigáveis e felizes. As ruas são grandes e muito limpas. Em Portugal há muitas árvores de diferentes cores e formas, o que não há no meu país. Aqui está mesmo muito vento todos os dias e todas as noites. Eu não gosto do vento porque à noite eu não consigo dormir muito bem e porque o meu quarto está muito frio. No meu país não há muito vento e faz pouco sol. As ruas são mais sujas e as pessoas não estão sempre felizes! As montanhas são diferentes mas são muito bonitas também. No meu país não há supermercados que ficam abertos até às 11 horas da noite! O meu País chama-se Itália, não é muito grande mas eu gosto especialmente da cozinha italiana, que è diferente da cozinha portuguesa. Em Portugal tu podes comer os pratos tradicionais como: bacalhau, sardinhas, porco e muitos bolos!
Em Itália tu podes comer: pizza, lasanha, massa e os bolos muito doces e saborosos , chamam-se “tiramisù”, “salame di cioccolato” (salame de chocolate) e umas bolachas fritas chamam-se: “chiacchiere”.
Então eu acho que as pessoas italianas e portuguesas são iguais porque gostam de comer e são “bom-garfo”.

O que é que eu tenho mesmo de fazer em Portugal?
Em Portugal eu tenho de ouvir Fado, de visitar Lisboa, Coimbra e Porto e também Fátima.
Eu tenho de visitar a Igreja de Santo António em Lisboa e todos os lugares religiosos que falam dele. Eu queria visitar Lisboa e Fátima com a minha mãe.
Eu tenho de experimentar a escalada e de andar de balão.
Finalmente eu tenho de provar todos os bolos portugueses e todos os pratos tradicionais de Portugal!

Fernanda
____________________________________________________________________________

Diferenças entre Portugal e a Alemanha

Geralmente na Alemanha as pessoas nunca chegam atrasadas mas aqui é normal. Vocês têm cabelo de cor diferente. Geralmente o português tem cabelo preto/castanho.
As casas o coloridas e pequenas. As estradas o estreitas. Os cafés também são pequenos. Normalmente as casas são brancas na Alemanha. Há sol no inverno e ainda por cima é quente. Gosto das casas portuguesas e do sol obviamente.

 O que eu tenho mesmo de fazer em Portugal

Eu tenho de aprender mais português.
Eu  tenho de ir ao mercado na Covilhã e provar diferentes queijos.
Eu queria ouvir concertos de Fado/ sica tradicional.
Eu quero poder estar sozinha às vezes para reflectir.
Eu tenho de visitar o Chapitô na Costa do Castelo, Jardim do Príncipe Real, pequenos cinemas e teatros em Lisboa.

Henrike
____________________________________________________________________________

As diferenças entre morar em Portugal e morar no meu país

Moro já há duas semanas na Covilhã e acho que há muitas diferenças entre morar em Portugal e morar na República Checa.
Por exemplo em bebidas… A cerveja na República Checa é grande, mas a cerveja em Portugal é mesmo muito pequena. E com o café há o problema igual. O café checo é maior do que o café português. Mas o café em Portugal é mais forte.
No inverno a República Checa é um país um pouco frio (por exemplo hoje estão menos 18 graus). Portugal é mais quente. Mas na residência, no restaurante, na universidade e em outras casas em Portugal está mais, mais frio do que nas casas na República Checa.
As ruas e as calçadas em Portugal são estreitas, mas as ruas e as calçadas na República Checa são largas.
As pessoas em Portugal são mais amáveis e falam mais com estrangeiros do que as pessoas na República Checa.

O que é que eu tenho mesmo de fazer em Portugal

Portugal é um país muito simpático. Neste semestre tenho de visitar muitos lugares interessantes. Eu tenho de visitar Faro, Algarve, Lisboa, a Madeira, a Espanha e outros. Neste semestre também tenho de aprender a fazer surf. Eu gosto de provar comidas novas. Então tenho de provar comida portuguesa e aprender a cozinhar comida portuguesa.
E também eu tenho mesmo de aprender a falar e compreender português. :)

Karolina
____________________________________________________________________________

Olá! Sou a Magda e sou da Polónia. Há muitas as diferenças entre morar em Portugal e morar na Polónia.
Primeiro, as pessoas são mesmo muito simpáticas e amáveis, mas os polacos também são simpáticos. Os portugueses gostam de comer e gostam dos bolos. Eles estão sempre atrasados. Os portugueses são baixos e têm cabelo castanho ou preto. Os olhos deles são castanhos. Na Polónia pessoas têm os olhos azuis e diferentes cores de cabelo.
O tempo é melhor em Portugal. Está sol e a temperatura está melhor do que na Polónia. Mas está vento. Na Polónia está a nevar e está muito frio em fevereiro. Agora estão -20 graus.
A comida em Portugal é mesmo muito saborosa. Aqui as pessoas costumam comer peixes e arroz com legumes. Normalmente, ao almoço há a alface ou alface com cenoura e também sopa. Todos os dias os portugueses bebem muito café que é pequeno e forte. Os portugueses tomam café com bolos, pastel de nata ou doces diferente. O vinho é o mais popular em Portugal. É muito saboroso e barato. Na Polónia as pessoas costumam comer ao almoço batatas e carne com legumes. Geralmente os polacos não bebem vinho mas bebem cerveja ou vodka.
Um jardim tradicional é muito verde em fevereiro em Portugal. Laranjeiras, limoeiro e tangerineiras estão no jardim. Na Polónia, em fevereiro os jardins são muito cinzentos. Nos jardins há palmas muito bonitas.
Na Covilhã há muitas subidas e descidas extremas. Na Covilhã há paisagens bonitas. Em Portugal tudo é mais caro do que na Polónia.

Em Portugal eu tenho de falar português. Eu tenho de aprender gestão. Eu tenho de visitar lugares diferentes. Primeiro a Madeira, Faro, o Porto e muitos outros. Eu tenho de colher uma laranja de uma árvore!

Magda
____________________________________________________________________________

Só uma hora diferença em tempo, mas muito diferenças em como eu passo dia em Maribor e na Covilhã.
Eu estudo numa pequena cidade, Maribor. Começo o meu dia muito cedo. Acordo às 6 horas e primeiro bebo um chá verde e depois tomo um pequeno almoço. Normalmente como os cerais com leite. Às 8 horas começamos com a aula e continuamos com trabalho prático no hospital. Depois costumo ir almoçar com os meus os amigos. Os estudantes na Eslovénia almoçam nos restaurantes porque temos subsídio do país. Geralmente almoçamos sopa, salada com frango e fruta ou bolo. Por vezes almoçamos também bife ou frango com batata ou arroz e também pizza ou massa. À tarde estudo um pouco e depois tenho uma aula de Zumba. Todas as noites divirto-me. Por vezes dançamos na discoteca ou vemos um filme. Também convivo com os meus amigos. Às 10 ou 11 horas deito-me e antes de dormir eu faço um plano para o próximo dia.
Na Covilhã eu tenho muito mais tempo do que em Maribor. Acordo às 7 horas e tomo um pequeno almoço com a minha amiga Petra. Aqui também como os cereais com leite. Depois temos que ir à aula de língua portuguesa. A nossa professora, a Rita, ensina-nos muito. O curso é muito intensivo. Às 13 horas nós voltamos para a residência e almoçamos. À tarde temos também uma aula ou visitamos as cidades perto da Covilhã. Todas as noites divirto-me. Eu descanso mais ou menos.
Mas isto é só o começo. Eu tenho que trabalhar no hospital desde Março até Junho. No fim do semestre quero conhecer muitas novas pessoas e visitar Lisboa e Braga, mas também outras cidades portuguesas. Também tenho que aprender medicina interna e língua portuguesa.
Tenho muitos mais planos pequenos, mas são um mistério ;)

Marija-Maja Ivanović
____________________________________________________________________________

É uma experiência difícil de explicar…

…mas muito boa (Trocar as experiências).
Portugal é um país bonito, variado e muito acolhedor. Vocês sabem que eu nasci na Hungria, mas vivo principalmente na Roménia e na Dinamarca por isso não vou comparar Portugal com a Hungria.
Desde que cheguei aqui eu sei que eu me sinto em casa. De avião estou a ver as montanhas e os lagos e o mar!
Quando eu chego, eu vejo o céu claro e azul, as luzes do sol até o meu rosto e tudo é calmo, mas activo simultaneamente.
Já me sinto à vontade.
Em muitos aspectos, Portugal assemelha-se à Transilvânia. A vegetação,  alguns componentes da arquitetura e aparência das pessoas. Latina.
Eu falo romeno que facilita os esforços para aprender português.
Estou muito feliz por eu tomar a decisão de vir da Dinamarca para Portugal.
A Dinamarca é o oposto completo de Portugal, vejo o sol só uma vez por mês lá.
As montanhas não existem ali. As pessoas são frias, anti-sociais e não gostam de estrangeiros, robôs pequenos da sociedade. Na Dinamarca moro perto do mar que não tem o charme que aqui tem e a água tem a temperatura de 1 grau e não há praia.
Os cafés e clubes são maus, ou não há. E a única forma de divertimento é a embriaguez cruel e indiferente, não se dança, não tem graça.
Para mim, a Dinamarca é uma experiência deprimente e Portugal é a minha droga para a tristeza da Dinamarca.
E quando comparamos a Roménia com Portugal, em suma, Portugal é tudo o que é bom na Roménia, e muito mais.
Os rapazes e as raparigas são lindos e amigáveis. Mas às vezes os rapazes atravessam os limites do senso comum, quando eles estão sob a influência de álcool... Eu tive algumas más experiências. Mas no geral, eu gosto daqui e quero ficar mais tempo.
Tenho alguns objetivos para este semestre, primeiro quero falar fluentemente português porque é a língua que eu gosto, e em segundo, quero conhecer a arquitetura portuguesa, e em terceiro, eu quero ir fazer surf.
“…Eu vou surfar no céu azul de nuvens doidas…”
-          Alexandre Carlo, Natiruts
Mihály Maurizio Györgyi
____________________________________________________________________________

As diferencias entre morar em Portugal e na RepúblicaCheca
A primeira diferença quando chegam a Portugal da República Checa é outro tempo, mais uma hora. Os portugueses têm um outro regime do dia. Jantam tarde à noite e depois vão ao café beber com amigos. É normal chegarem a casa de manhã.
Penso que os portugueses não gostam de andar. Estamos perto da serra, muito bonita e em lado nenhum há trilhos turísticos. Gosto muito de andar e costumo andar e visitar muitos lugares interessantes. Quando não tenho o carro, não posso visitar todos.
O que é que é muito bom? As pessoas. Todas as pessoas são amáveis e simpáticas. Quando pergunto eles tentam ajudar. Vão ao supermercado comigo mas moram no lado oposto.
De alimento, há manteigas muito salgadas. Gosto mesmo muito de comer um pão com manteiga e mel. Isto é impossível. Aqui as pessoas comem muito peixe, no meu país não. Muitas pessoas comem peixe somente no Natal.
As diferenças entre o meu país e Portugal são muitas mas são pequenas, penso que somos países semelhantes.


O que é que eu tenho mesmo de fazerem Portugal.
Tenho de descansar muito. Estou a visitar um outro país. Não é perto assim tenho de viajar muito. Tenho um plano ir também à Madeira, Marrocos e Espanha.
Também tenho de fazer trabalho na escola. Eu tenho de ir a muitos departamentos no hospital e aprender como eu posso cuidar de pacientes em Portugal. Tenho de ter o estágio no departamento da medicina intensiva que eu gosto. São pacientes diferentes e eu aprendo muito.
Tenho muito de nadar no mar. Eu descanso muito quando nado e o sol está no céu e os meus amigos estão perto. Tenho de fazer tudo e nada. A fantasia está aberta.

Petra G.
____________________________________________________________________________

As diferenças entre morar em Portugal e morar na Polónia
Actualmente eu moro na Covilhã em Portugal, porque eu sou estudante Erasmus. Eu escolho este país, mas há uma vida diferente da Polónia.

A primeira diferença – o tempo
Normalmente, em Portugal há um sol e não está a nevar. Os portugueses têm de visitar a Serra da Estrela para ver a neve. Na Polónia, há as quatro estações. Agora, na Polónia está mesmo muito frio, está a nevar e está uma temperatura baixa.

A segunda diferença – a população
Geralmente, os portugueses são românticos, simpáticos e mesmo muito amáveis. Normalmente, os homens têm cabelo castanho ou preto e curto, mas as mulheres têm cabelo castanho ou preto e comprido. Eles são morenos. Os portugueses são baixos.
Todos os dias, eles têm um intervalo longo para o almoço.
Normalmente, os polacos são simpáticos e trabalhadores. Eles acordam muito cedo. Geralmente, os homens têm cabelo loiro ou castanho e curto, mas as mulheres têm cabelo loiro ou castanho e comprido ou médio.

A terceira diferença – a comida e a bebida
Todos os dias, os portugueses bebem muitos cafés e comem muitos bolos. Eles gostam de pastel de natas. Eles costumam beber a bica. Em Portugal, há muitos cafés e pastelarias. Normalmente, ao pequeno almoço eles comem a tosta mista, ao almoço eles comem o arroz ou a batata frita com o peixe ou a vaca e a alface ou a cenoura. Eu prefiro o bacalhau com natas. Também comem sobremesas, por exemplo o pudim de ovos. Eles jantam muito tarde. Eles costumam comer muitas laranjas. Em Portugal, há uns vinhos mesmo muito saborosos. As frutas portuguesas são muito doces.
Na Polónia, normalmente ao pequeno almoço, os polacos tomam os cereais com leite ou o pão com fiambre, queijo, alface e tomate. Eles costumam beber o chá. Geralmente, ao almoço eles comem as batatas ou as massas com o frango ou o porco e a salada de legumes ou repolho ácido. Todos as noites os polacos jantam às 18h.

A quarta diferença – a localização
Portugal é um país localizado no Sudoeste da Europa e é ao lado do oceano Atlântico. A Polónia é um país da Europa Central. É banhada pelo mar Báltico a Norte.
Em Portugal há muitas subidas e descidas. Há umas paisagens muito bonitas. Há ruas estreitas, mas interessantes. Há umas palmas, umas laranjeiras e umas videiras. Na Polónia, não há muitas subidas e descidas. Há muitas macieiras. As ruas são largas.

A quinta diferença – o desporto
Os portugueses gostam mesmo muito de futebol. Os polacos gostam de futebol e de voleibol.

O que é que eu tenho mesmo de fazer em Portugal
ü  Eu tenho de aprender a falar português.
ü  Eu tenho de visitar a Madeira, Marrocos, Tenerife e Gibraltar. Também tenho de visitar umas cidades em Portugal, por exemplo: Fátima, Porto, Coimbra e Faro.
ü  Eu tenho de convidar os meus amigos e a minha família para Covilhã, depois eu tenho de mostrar Portugal.
ü  Eu tenho de provar comida portuguesa. Eu tenho de aprender a cozinhar o bacalhau com nata.
ü  Eu tenho de provar os bolos portugueses.
ü  Eu tenho de provar diferentes vinhos portugueses. Eu gosto muito de vinho seco.
ü  Eu tenho de aprender sobre cultura e história portuguesa.
ü  Eu tenho de participar no carnaval na Covilhã.
ü  Eu tenho de dançar salsa.
ü  Este semestre eu tenho de tirar fotografias das paisagens.

Wiola
____________________________________________________________________________

As diferenças entre os países: Portugal vs Estónia!

A Estónia é um país pequeno entre a Finlândia, a Letónia e a Rússia. Portugal é três vezes maior do que a Estónia. Portugal tem uma paisagem muito agradável e uma temperatura boa. Durante o ano não está tanto frio como na Estónia. Na Estónia neva, frequentemente, ocorre entre 75 a 135 dias por ano. Nós temos 10 dias de sol por ano, mas eles são dias de trabalho. ☺
A culinária da Estónia e de Portugal são diferentes. Na Estónia os pratos tradicionais são: carne com batatas com geleia de arando ou chucrute guisado com carne de porco. Em Portugal há uma grande variedade de peixe ou carne e muitos deliciosos bolos.
As pessoas na Estónia são menos comunicativas com os desconhecidos. Nas ruas as pessoas são mais amigáveis e felizes. As pessoas dos países do norte são frios - sem demonstrar emoções.

Há grande diferença entre a Estónia e Portugal, mas eu sinto-me em casa...

Kira
____________________________________________________________________________

As diferenças entre morar em Portugal e morar no meu país (Eslovénia)

Agora moro na Covilhã, porque tenho um curso de português. Estou a morar aqui há 2 semanas e já descubro diferenças entre morar em Portugal e no meu país, Eslovénia.
Primeira diferença é a comida, porque aqui comem muito peixe e muita carne, especialmente a carne de porco. Na Eslovénia também comemos muita carne, mas carne de vaca e frango. Não comemos tantos peixes, mas comemos saladas. Também há diferença entre horas de refeições.
Os eslovenos, tomamos pequeno almoço muito cedo, porque a maioria começa a trabalhar cedo, das 6 horas até às 8 horas e não têm tempo para almoçar durante o trabalho. Os eslovenos trabalham 8 horas seguidas e depois do trabalho almoçam em casa. Aqui em Portugal todos almoçam das 13 ate às 14 horas, estudantes, professores e também outros. Muito interessante para mim é que os portugueses jantam muito tarde e que muitas vezes jantam nos restaurantes. A minha família, normalmente, janta às 18 horas em casa.
A segunda diferença é ir para a discoteca. A juventude portuguesa vai sempre dançar na discoteca muito tarde, mas na Eslovénia a juventude vai à discoteca às 22 horas. Em Covilhã ninguém dança antes das 2 horas da manhã.
Morar na Covilhã é bom, mas não têm parques grandes para correr e agora está muito frio. Na Eslovénia moro perto das montanhas, agora em Portugal é igual, mas moro perto da Serra da Estrela e é muito bonito. Isto recorda-me a minha casa.
Morar em Portugal significa morar longe da minha família e dos meus amigos. Todas as tardes na Covilhã converso com o meu namorado e os meus familiares na internet. Não converso desta forma na Eslovénia.
Estou convencida que há mais diferenças entre morar em Portugal e na Eslovénia, mas tenho tempo de encontrar estas distinções até voltar para o meu país.
Neste semestre tenho de provar muitas comidas portuguesas e também tenho de aprender a cozinhar estas comidas. Mas primeiro tenho de fazer estágio no hospital no Porto. Ao mesmo tempo tenho de visitar muitas cidades e lugares portugueses e conhecer a cultura portuguesa. Tenho de visitar Braga, Coimbra, Lisboa, Guimarães e outras cidades conhecidas neste país. Também tenho mesmo de reconhecer mais gente portuguesa para conhecer o modo de vida em Portugal deles. Queria tentar fazer surf e tenho de falar português bem.
Tenho de ler algum livro em português e tenho de ir no cinema. Tenho de aprender a dançar salsa, divertir-me muito e tenho de tirar muitas fotografias.

Petra J.
____________________________________________________________________________

As diferenças entre morar em Portugal e morar no nosso país

Nós somos estudantes da Roménia e agora nós somos estudantes Erasmus em Portugal. Optamos por este país porque é muito bonito e as pessoas são muito simpáticas.
Porque a Roménia é um país latino como Portugal há algumas semelhanças, como a língua, o temperamento e alguns hábitos.
A primeira diferença entre o nosso país e Portugal foi a temperatura, de cerca de 20 graus.
As pessoas aqui são muito simpáticas e acolhedoras. São muito calmas e até dizem o tempo todo “calma!”
No nosso país estamos a viver com os pais. Aqui estamos na residência PAC e nós adaptamo-nos rapidamente.
Aqui as pessoas concentram-se muito em alimentos e têm muitas pausas durante o dia para comer. Outra coisa, a comida é diferente, por exemplo nós não temos sopas como creme e também não comemos muito peixe.
Uma diferença é que os salários são mais elevados e os preços são semelhantes aos de lá.
As raparigas da Roménia são muito mais simpáticas e bonitas.

Alex e Tudor 

Agora a minha prioridade é aprender Português. Depois quero viajar, porque Portugal tem muitos lugares bonitos e também conhecer muitas pessoas. Eu vou aprender a cultura de Portugal e vou tentar viver aqui como um português e não como um estrangeiro. Depois de chegar ao Porto quero praticar desportos aquáticos radicais (wind/kite-surfing, rafting) e outros, tal como escalada. Eu quero aprender mais informação com os professores da universidade ISMAI. E por último, mas não menos importante, eu quero divertir-me!

Tudor

Quando eu estou em Portugal tenho de falar português fluentemente e aprender sobre a sua cultura. Eu também tenho de fazer surf, nadar no mar e para ficar melhor na escalada. Tenho de visitar Lisboa, o sul de Portugal e a Madeira. Também tenho de experimentar todos os doces que eu vejo. Desejo fazer muitos amigos e divertir-me com eles tanto quanto eu puder. Eu quero ter um monte de memórias quando eu voltar para casa, na Roménia.

Alex
____________________________________________________________________________

Olá amigos,

Como estão? Eu estou muito bem e eu escrevo o meu segundo artigo. Duas semanas na Covilhã são mesmo muito interessantes e eu muito gosto da Covilhã e dos arredores também. Portugal é um país interessante, mas muito diferente. Normalmente eu moro na República Checa. A República Checa é um país pequeno na Europa central, tem 10 milhões de cidadãos e não tem o mar :-(      
A capital é Praha (Praga). Praha tem um milhão de cidadãos e é mesmo muito bonita, tem o centro histórico, o castelo e muitas ruas bonitas e pequenas.
Agora, no inverno, na República Checa está mesmo muito frio. Normalmente costuma nevar e está uns poucos graus negaticos, mas agora estão vinte graus negativos e nas montanhas trinta graus negativos.
Aqui, em Portugal, está frio também, mas está sol todos os dias.
A Covilhã é perto da Serra da Estrela. Eu muito gosto de visitar as montanhas e as montanhas aqui são diferentes das montanhas na República Checa.
As cidades em Portugal são também diferentes, têm as ruas estreitas e casas de pedra.
Os cidadãos em Portugal são muito simpáticos, felizes e amáveis, mas as pessoas na República Checa não são iguais.
A cozinha aqui é também um pouco diferente. Os portugueses bebem um café pequeno e muito forte e uma cerveja pequena também, eles comem muito arroz e peixes e têm a sopa todos os dias igual.
Eu muito gosto do bacalhau com natas e tenho de provar as outras comidas também.
Eu também tenho de provar o vinho do Porto e marisco. Desejo visitar Faro, Coimbra e a Espanha e desejo aprender a fazer surf  :-) 
 Eu estou contente, mas acho que Portugal e a Covilhã são fixes!

Petr B.
____________________________________________________________________________

Estou a descrever as diferenças entre morar em Portugal e morar no meu país. A minha República fica no centro da Europa, mas é mais chuvosa e fria. O clima em Portugal é mais estável e agradável. Por exemplo na Covilhã está muito sol e o céu está sempre azul. No meu país, no inverno, o céu está cinzento. Mas temos calor nas casas. Em Portugal há muitas árvores sempre verdes e há flores de cores diferentes.
Os portugueses costumam comer mais doces, mais arroz e costumam beber muitos cafés fortes. Em Portugal há cidades pequenas. Nós temos as cidades maiores. Acho que Praga é maior do que Lisboa. Gosto da vida tranquila que há em Portugal.
Eu tenho de estudar a língua portuguesa. Tenho de conhecer a cultura portuguesa e as pessoas e tenho de visitar muitas cidades. Depois tenho de provar comida portuguesa e todos os vinhos do Porto.

Ivona
____________________________________________________________________________

Uma diferença grande!

 

Na Roménia está muito frio agora, menos vinte graus e tudo está coberto de neve. Em comparação, em Portugal está calor, mas está vento sempre! No meu quarto está frio também, pequeno e um pouco feio. O meu quarto na Roménia é grande, cheio de livros e cheio de coisas. Aqui tenho poucas coisas e compro todos os dias algumas. Isto é muito mal para o meu cartão de crédito! Esta é a primeira vez que eu moro com outras raparigas numa residência. Normalmente, moro com os meus pais e o meu irmão. A minha mãe cozinha todos os dias comida saborosa e quente. Agora, almoço na cantina e à tarde, quando volto para a residência, estou cansada. Cozinho à noite duas doses de comida e como a segunda dose no dia seguinte. Ná é só o almoço da cantina que está só saboroso, também o que eu cozinho. Mas a comida é a coisa segunda de que eu tenho saudade. Eu tenho saudades do meu melhor amigo e da minha família. Aqui, tenho de cuidar-me, de ser muito responsável e forte. Estou mais forte para a minha família que tem medo por mim. Nós falamos no Skype todos os dias e eu falo sobre o que estou a fazer de manhã à noite. A terceira coisa de que eu sinto falta é do tempo. Tenho aulas de manhã todos os dias, tenho aulas ou viagens à tarde, e à noite tenho de falar com os meus pais ou amigos sobre o meu dia, de comer e de fazer o trabalho para casa. Na Roménia, eu acordo tarde, não tenho aulas de manhã, não tomo o pequeno almoço, não cozinho e não uso o Skype. Sim, eu tenho uma vida boa!

Mas em Portugal não é má também! Eu estou aqui porque tenho mesmo de fazer algumas coisas. Tenho de crescer, de ser uma pessoa mais forte e responsável. Esta é a primeira vez que estou longe de casa, da família, da Roménia. Também tenho de estudar português e arquitetura. Depois eu divirto-me e visito Portugal. É um sonho grande mas possível!

 

Simina

No comments:

Post a Comment